sábado, 20 de junho de 2009

Desilusões

Há situações e pessoas que nos levam a acreditar em certas supostas realidades. Chegam mesmo a fazer promessas, e até nos conseguem convencer de que é mesmo verdade tudo aquilo que nos dizem.
No entanto, mais tarde ou mais cedo, há sempre aquele ponto de ruptura, aquele dia, aquela situação específica que nos faz pensar: “será que é mesmo verdade? E todas as promessas são mesmo sentidas?”. Nessa altura, entramos num estado de desencantamento, de desengano e depois instala-se a dúvida… A dúvida de tudo o que foi dito, de tudo o que foi feito. Depois da dúvida, que por si só é já um sentimento bastante destrutivo, vem o sentimento de desilusão.

A desilusão é um sentimento de tristeza, pior, de certa impotência, como já não estivesse nas nossas mãos, do género ‘o mal já está feito e agora não há mais nada que me faça voltar a pensar de forma diferente’.
Há relações que não conseguem sobreviver a certas desilusões e há outras em que, apesar de sobreviver, muda tudo e não há maneira de voltar ao que era.

No meu caso, a desilusão acaba por ser um sentimento tão forte e tão realista, que se traduz num acordar para a vida. É como se fosse uma chamada de atenção para ver a realidade e deixar de ser tão sonhadora, é como se, de repente, me obrigassem a pôr os pés no chão ao mesmo tempo que destroem o sentimento bom que estava a ter até então. É a razão a sobrepor-se aos sentimentalistas crónicos. Para mim, o pior que me podem fazer é desiludir – é aí que deixo de acreditar na pessoa e deixo de lutar por ela, deixa de valer a pena sonhar por elas…

Já Alexander Pope dizia: “Feliz do homem que não espera nada, pois nunca terá desilusões.”

JD

4 comentários:

Fátima Santos disse...

Não esperar nada porque nunca terá desilusões, olha...deixaste-me a pensar, sabias?

izzie disse...

Primeiro que tudo, olá.
Cheguei hoje, agora a este blogue e já fiquei presa.
Porque partilho em pleno as tuas palavras, alguns dos sentimentos, num timing quase inacreditável.
É bom ver que ainda há quem escreva mesmo o que sente.
Ler-te é como se, neste momento, ouvisse a voz off da minha própria mente.
Obrigada.

Beijinho,

JD disse...

Olá Fatucha, tenho andado desaparecida, mas hoje vou tentar inspirar-me para escrever algo mais positivo. Chegar ao meu blog e ler logo um titulo "Desilusões", não é nada agradável (calculo).

Olá Izzie, gosto tanto de saber que há alguem que ainda me compreende :P! Quanto a este tipo de sentimentos, acredito que todos nós passamos sempre por algo semelhante. Afinal de contas somos todos seres humanos.

Um beijinho e obrigado por partilharem os vossos comentários.
JD

Anónimo disse...

nada é tão destruidor quanto a desilusão, vc ama uma pessoa , acredita que ela e especial e vai mudar a sua vida, e no final ela tem as mesmas pretenções de vc. vc acaba por desacreditar na pessoa amada e mergulha no dezespero da desilusão.