quarta-feira, 25 de junho de 2008

Banho de Espuma

Hoje decidi substituir o habitual treino no ginásio por um banho de espuma.
Derrepente lembrei-me que não o fazia à anos... e o melhor é que parte do efeito que o banho de espuma provoca é o mesmo que ir ao ginásio, sem ter que suar e sem ter que pagar qualquer mensalidade; é só encher a banheira, água morna, um bom gel com perfume a morango e mergulhar numa hora de qualidade. Depois, é quase como tivesse corrido na passadeira: descontracção total!

O engraçado de tudo é que durante este tempo de qualidade dedicado a nós próprios, passa-nos pela cabeça os mais variados temas e situações ou acontecimentos da nossa vida mais recente.

Lembrei-me que, num dos meus pensamentos, as pessoas reservam sempre grandes expectativas em relação ao novo ano que virá "este anos é que vai ser!". Vai ser o quê? Os impostos vão aumentar, o combustível vai ficar mais caro, aumentos de ordenado, nada... É sempre uma promessa inconsciente de algo novo, de uma mundança, só para nos sentirmos melhor e para não sentir o tempo a passar ou, talvez, para não sentir tanto o nosso próprio envelhecimento.
A realidade é que nada muda, e pouco há a melhorar. É uma ideia pessimista, mas é verdade... é raro quando o balanço de um ano é positivo quando comparado com o anterior. Claro que isto acontece, porque temos a tendência de enfatizar o que houve de mais negativo, mas há sempre mais acontecimentos negativos que positivos durante o ano (ou é isso, ou sou só eu que tenho tido azar!).
Devo dizer que este meu ano não começou da melhor forma... decisões dificeis de tomar (provavelmente a mais dificil que tive de tomar até hoje), momentos que marcaram bem esta minha cabecinha aluada e que me fizeram aterrar à terra e pensar em muitas questões, questões e mais questões. No entanto, seguiu-se logo uma viagem que me fez esquecer temporariamente tantas questões (as viagens provocam esse efeito em mim).
De qualquer forma, acho que já aprendi a lidar bem com tantas surpresas indesejadas que vão aparecendo durante a vida e acabo, essencialmente, por viver um dia de cada vez e, se nun desses dias até está a correr bem, então páro, respiro, vejo e absorvo esse bom momento, essa boa energia, porque mais tarde irei mesmo precisar dela.
Entretanto, depois 200 mil decisões tomadas, de 300 mil maus momentos e de 90 bons momentos, já vamos a meio do ano...

Agora é esperar para ver como é que vai acabar o ano! Pode ser que até lá, vá tomando mais banhos de espuma para acalmar a vida... e o coração.

1 comentário:

Tiago Ladeira disse...

Isso de haver mais acontecimentos negativos na vida do que positivos é nojento. Claro que não concordo. Claro que sabes isso.