segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Camping


Uma das coisas que sugiro aos meus clientes que só têm dois dias de férias, é para fazerem uma escapadela aqui por Portugal. Ainda para mais agora que no Verão as alternativas são maiores. Há sempre mil e uma coisas para fazer ou visitar e só quem tem perguiça de sair de casa, muitas resposabilidades ou falta de dinheiro é que fica em casa a vegetar em frente à televisão!

Sei que não devia julgar ou criticar este tipo de pessoas, porque cada um faz o que bem entender do seu tempo livre, mas para mim é totalmente incompreensivel quando há a oportunidade de sair um bocadinho de Lisboa e a resposta é “haaa e tal, porque não me apetece!”.

Como eu não sou nada assim e como até tenho amigos que também não o são, junta-se o útil ao agradável, enche-se o depósito de gasolina, agarra-se no mapa das estradas e lá vamos nós...

Este fim-de-semana a escapadela foi diferente. Fomos acampar para Odeceixe. Para mim foi uma estreia, mas se houvesse um top 10 das coisas que não poderíamos deixar de fazer nesta vida, esta estaria provavelmente em 4º lugar. Pela primeira vez, dei comigo a viajar sem apartamento reservado, sem grandes planos ou sem grandes pressas. E correu tudo muio bem!

Disseram-me, “epá Joana, vais logo no primeiro fim-de-semana do mês de Agosto, vais apanhar um trânsito!” E daí? Não tenho pressa, não tenho horas, aliás, nem tenho relógio. Só preciso de estar em casa na próxima segunda-feira às 08h00, o mais tardar... É algo que adoro: poder sair sem pressas de chegar a algum lado, sem correrias, é sinal de fim-de-semana e de descanso (para horários já bastam todos aqueles que tenho de controlar e saber para que o passageiro X não corra o risco de perder o voo!).

É claro que saímos de Lisboa ligeiramente mais tarde do que previa, é claro que apanhámos transito, é claro que nos perdemos na saída para Sines, mas nada disso interessou quando chegámos a Milfontes para jantar. Nesta altura, a noite ainda era um bebé! Comemos tostas, gozámos com as figurinhas dos betinhos todos das camisolas às riscas, analisámos o ritual da corte, ou melhor a canção do bandido, entre um algarvio e uma brasileira toda boa, e fizémos tempo para não dormirmos ao relento! No entanto, como o destino final era Aljezur, fizémo-nos à estrada, madrugada fora...

Chegando a Aljezur, ainda tinhamos duas maravilhosas horas de sono antes do nascer do sol e ainda só era sexta-feira! De qualquer forma, dormir só na praia... e lá fomos andando, andando, andando e parámos mesmo junto à Praia de Odeceixe – não a mais bonita mas uma das mais bonitas da costa vicentina. Aqui sim é que foi dormir ao sol! “Joana vira-te, já estás a ficar vermelha nas costas! Joana vira-te, já estás a ficar vermelha nas mamas!” – Adoro dormir na praia.

Esta é outra coisa que muita gente não entende em mim: é que eu vou para a praia para dormir! Não é para jogar à bola, nem para jogar raquetes, nem para socializar... eu gosto é de dormir! Mas melhor que dormir, é poder adormecer depois de uma bela banhoca no mar, sentir o sol a secar a pele... Ok, pronto, também gosto de andar um pouco à beira-mar!

Bom, o parque de campismo de Odeceixe tem excelentes condições para acampar. Para além dos bungalows, tem piscina, um mini mercado, um bar e os balneários estão muito bons. Achei imensa piada a algumas tendas que são transformadas em autenticas casas. São verdadeiro profissionais desta modalidade de férias! Eu, por enquanto, fico só com a vontade de ir uma semana de férias, com a tenda no carro e por-me a andar, por aí, sem destino, estrada fora, e ir parando e ficando por onde me apetecer... Vamos?

Aljezur tem um bar muito engraçado: o Pont’a Pé. Aqui já é ligeiramente diferente de Milfontes. Gostei mais do pessoal, do ambiente... Nessa mesma noite ainda pairámos pela Arrifana.

No dia seguinte, e como o fim-de-semana só tem dois dias, lá tivémos de desmontar a “nossa casa” e fizémo-nos à estrada: tomámos o pequeno-almoço na Zambujeira, fomos ao banho na praia de Almograve, almoçámos em Milfontes e apanhámos os últimos raios de sol em Porto Covo.

Que rico fim-de-semana!

Agora tenho de ir lavar os bikinis porque o próximo é no Algarve!

Boas férias, apanhem muito solinho (mas cuidado com os escaldões) e boas sonecas na praia ;)

3 comentários:

JJ disse...

um dia tens de escrever um livro!!! andas a escrever com muita qualidade!!!

=)

cool.

Anónimo disse...

Vamos! Quando é?

Anónimo disse...

Só estou a escrever isto sentado porque fiquei farto de estar deitado. Gostei de muitos momentos neste nosso fim de semana mas, o que gostei mais foi de dormir com duas matulonas numa tenda que tem uns 3 metros quadrados.
Vou gabar-me disto até ao fim dos meus dias.
Obrigado por me terem dado essa possibilidade.