sábado, 17 de maio de 2008

Aquele Abraço

Estava eu a “navegar” pela Internet num daqueles piquetes dos centros comerciais só para ganhar mais uns trocos e dei comigo a pensar que, infelizmente, deixei de fazer tanta coisa que gostava, muitas das vezes por falta de tempo e, principalmente, de paciência. A verdade é que é muito mais fácil chegar a casa depois de mais umas horas de piquetes e adormecer a ver televisão, do que adormecer a ler.
Por isso, penso que há tanta coisa que mudou de à uns 03 anos para esta data! Há 03 anos atrás não dispensava um bom livro, principalmente se o lesse num café da linha, com o solinho a bater nos ombros e com o barulho das ondas ao fundo interrompido pelos latidos do Pastor Alemão que alegremente passeia ao lado do seu dono, ou com o barulho das mães a repreenderem os filhos – “Miguel, larga o braço da tua irmã!”; há 03 anos atrás teria certamente mais vivacidade e mais disposição para sair de casa – ver um bom filme à sessão da meia-noite sem correr o risco de adormecer a meio do filme, sair à noite para dançar (agora o máximo que consigo é ir a um bar beber uma caipirinha ou um martini e “bom, meus amigos, tenho de ir para casa descansar que amanhã é dia de trabalho”). O que é feito das grandes directas e da tolerância do nosso corpo ao álcool nesta idade? Não sei, só sei que o meu corpinho já não aguenta as famosas noitadas e nem a cabeça tolera esse tipo de saídas.
Será isto o sinónimo de velhice, ou melhor, sinónimo de vida adulta, de responsabilidade? Eu acho que sim e é quase uma triste inevitabilidade. Ou é isso ou sou eu que estou mesmo fora deste tempo!
Pois é, duas das coisas que deixei de fazer e que mais me fazem falta foi escrever e ler… mas se calhar estou só numa fase mais interrogativa, de dúvidas, questões e incertezas… questões essas que só nos levam a mais perguntas sem respostas concretas ou sem soluções viáveis.

Enfim, já a divagação me leva para outros caminhos que não o inicial.

Estava eu a dizer que numa das minhas navegações na net como por ligeiro passatempo, acabei por ir dar com um blog que parece estar muito em Vouga nesta “coisa” da Internet e que num dos textos que encontrei, o autor despede-se dos seus leitores com “aquele abraço…”.
Se não conhecesse pessoalmente o indivíduo que escreve esses textos, talvez a mim não me dissesse nada, mas conhecendo o autor as lembranças saltaram-me à memória e não pude deixar de me lembrar “daquele abraço”.
Realmente há tantos gestos que são mesmo pequenitos e que não têm qualquer significado, mas que sabe bem e a mim, sabe bem “aquele abraço”.
Aliás, acho que quando alguém (e falando de alguém, estou a falar de mim própria) está a precisar de algum apoio, mais que as palavras, o abraço de um(a) amigo(a) sabe mesmo bem.

Conheço poucas pessoas que sabem dar um abraço sentido e em condições. Normalmente são só aquelas palmadinhas nas costas, mas “aquele abraço”, que é tão diferente de tantos outros, é um abraço mesmo sentido, quente, que nos faz esquecer do tempo e que nos faz sentir bem e apoiados (e eu que não sou muito de contacto físico posso até dizer que foi dos melhores abraços que já me deram).
e então decidi fechar os olhos e sentir, só sentir... senti o coração a bater, senti a respiração pausada, senti a calma... É realmente incrivel o que um contacto fisico super ingénuo ou até banal pode provocar sentimentos tão profundos...


Não querendo ser cliché, mas acabando por sê-lo, despeço-me com "aquele abraço" para todos aqueles que sabem do que estou a falar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi pela primeira vez a expressão "aquele abraço" da boca do meu primo. Ele é do Porto e fiquei a pensar que é uma expressão nortenha porque "aqui" no sul não é muito usual. É engraçado redescobrir esta expressão no teu blog. :)

Quanto à parte da velhice e de não teres "pachorra" para "certas e determinadas" coisas... Velhos são os trapos. E... só tu sabes com que linhas te coses.
Seres mais uma pessoa cinzenta ou encontrares algo que te dá vida e cor depende de ti ;)

JJ disse...

está um bocado bonito este texto.
mas eu faço melhor :)

ahah.

então tem uma boa semana.

e qualquer dia deixas o emprego e vamos ver o mundo numa carrinha VW, boa?

(meio brincadeira, meio sério)