quinta-feira, 29 de maio de 2008

Férias!!!

Caros(as) leitores(as),

Pois é, cá estou eu em mais um piquete de centro comercial, uma “lufa lufa”, que hoje se prolonga até às 23H00 (parece ser só nestas alturas que tenho um tempinho para me dedicar à escrita).
Bom, é com imenso prazer que informo que irei estar ausente de Portugal nos próximos 15 dias – vou de férias!


O engraçado nos agentes de viagens (pensei seriamente em não generalizar, porque não sei ao certo se é defeito de todos os agentes de viagens ou se é só meu! O mais provável é que seja só meu…), é que “em casa de ferreiro espeto de pau”!
Confusos? É muito simples… Passo a vida a fazer reservas para os outros, para o mundo inteiro; passo a vida a incentivar ao sonho e convencer de que as Caraíbas é que são boas!

“Dengue no Brasil? Naaaa! É seguríssimo! Vá para o Brasil descansado, e até temos um promoção fantástica para Salvador, não encontra melhor!”
“Furacões na Tailândia? Que disparate! Isso é só lá para Dezembro ou Janeiro.”
“Não, em Cabo Verde não chove nesta altura, é óptimo para uns dias de praia!”

Enfim, é sempre a sugerir novos destinos, a pesquisar os voos mais baratos e os hotéis mais centrais. E eis quando chega a nossa vez...



Primeiro vou dismistificar uma série de mitos que vivem à volta desta maravilhosa actividade profissional:



- Epá, no turismo é que se ganha bem! - Pura mentira! Quem trabalha no turismo ou é um grande sonhador ou é um grande parvo! A verdade é que temos mesmo de gostar do que fazemos (nas várias áreas desta actividade), senão não compensa todo o esforço e trabalho que dá vender 'sonhos'.



- Epá (2), não custa nada, aquela gente passa a vida sentada atrás de um balcão e só vende viagens... - Só quem trabalha neste ramo é que sabe a quantidade de informação que nos passa diariamente pelas mãos. No meu caso especifico, convém estar atenta aos emails das companhias aéreas (novidades, promoções, aumentos de combustível, etc); temos também de passar os olhos sobre os email dos operadores (vendem isto, vendem aquilo, temos de encher este charter, vamos cancelar o outro charter); depois é quantidade de brochuras dos vários destinos que convém saber reservar e, cada destino ou cada operador tem uma determinada forma de se reservar; e um bom técnico não pode passar ao lado do domínio dos vários sistemas de reservas que, por sua vez, estão constantemente em actualizações, já sem falar nos procedimentos internos. No meio disto tudo, se a viagem não correr bem, 'cai tudo em cima de nós'!! Não é fácil.



- Epá (3), fartam-se de viajar à borla! - Primeiro, não nos fartamos de viajar... segundo, não viajamos à borla e as vantagens ou facilidades não assim tantas.



Resultado, quando chega a nossa vez de ir de férias, a nossa vez de marcar, já não há paciência, nem tempo para estar a escolher o hotel ideal ou o horário de voo melhor. É mais do género: "Este hotel é central, certo? Então pronto, está decidido!", "Tenho de ficar duas horas no aeroporto à espera de ligação? Opá, não faz mal, reserva-se já este que o que eu quero mesmo é sair daqui!".



E assim se resume a marcação de uma viagem de um agente de viagens, que, quatro dias antes de estar a embarcar, ainda está a ver qual o hotel onde irá ficar em Madrid!!



Darei notícias...

JD

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda tens de me explicar essa de todos os dias teres uma enorme "quantidade de brochuras". :p

Acho que e comum a todos os trabalhadores, independentemente do ramo. E uma enorme quantidade de brochuras. E que brochuras...

E ja agora... Isso de mentir aos clientes e dizer que nao ha furacoes na tailandia ou chuva em cabo verde nao e bonito de se ver.
Ha que misturar sempre meteorologia com viagens e turismo.
Ate ja tou a ver o slogan:

"Meteo... va para fora ca dentro"

JJ disse...

oi []

para desejar umas boas férias

diverte-te

é o que eu sempre digo =)


paz e amor


johnjohn