domingo, 30 de novembro de 2008

Amesterdão

Meus caros cinco ou seis fiéis leitores,

Já voltei da fria e apaixonante cidade de Amesterdão.
No entanto, cada vez mais chego à conclusão que, em cada viagem que faço, me surpreendo menos. Parece que, mesmo apesar de nunca ter estado em Amesterdão, esta cidade não me apresentou muito de novo. Isto poderá acontecer por várias razões: ou porque já vi muitas fotografias da cidade, porque já li muito sobre ela ou porque, como já conheço algumas cidades europeias, as comparações são inevitáveis e, por isso, a novidade deixa de ser uma surpresa.
Uma coisa que achei impressionante foi realmente a quantidade e a velocidade com que os habitantes se deslocam nas suas bikes. Os canais são lindíssimos e o frio foi cortante, mas, nem mesmo assim, foi impeditório de conhecermos Amesterdão toda a pé!
Outra coisa irritantemente impressionante foi a comida e a falta de café: a questão do café já os portugueses estão habituados a nunca conseguirem encontrar um café em condições como cá em Portugal, mas para além disso, é incrível como só se encontra restaurantes tipicamente… mexicanos, argentinos, espanhóis, fast food, Macdonald’s, Burger King, etc., e comida holandesa? NADA!! Acho que aquela gente nem sabe bem o que é comer!
Agora, o que eles sabem bem fazer é fumar! J
Da mesma forma que nós saímos do trabalho e vamos beber um café para espairecer, eles vão aos coffeeshops para fumar. Atenção que na teoria só se fuma nesses “cafezinhos”e lá não servem bebidas alcoólicas para evitar as misturas. Drogas à parte, a verdade é que não se vêem drogados pela rua como vemos em Portugal, e como está tudo legalizado, também não se vêm excessos – acho que o pensamento é um bocado este “amanhã há mais…”.
De qualquer forma, para quem não fuma ou não sabe fumar (que é o meu caso), é completamente frustrante ir às coffeeshops! Mais depressa fico com a ‘moca’ se beber uma garrafa de Beaujolais Nouveau Francês (eleito o vinho do anos 2008) do que a tentar fumar uma ganza!
Para além de Amesterdão ainda conseguimos ir a Ultrech e a Roterdão… somos umas máquinas! O caricato é que, logo no primeiro dia, na chamada “volta de reconhecimento” (que na verdade deveria era ser chamada a volta de conhecimento) andámos tanto (iiiiiiiiiii à roda, à roda), que chegámos à conclusão que tínhamos visto a cidade toda!


Next Stop: Disneyland, Paris!!


O pior de tudo é mesmo voltar a Lisboa, ao trabalho, à neura dos centros comerciais, às más notícias e aos caixotes que tenho de arrumar na minha novíssima casa!


Um abraço
JD

P.S. Posteriormente publicarei a melhor foto do ano e destas férias!!!

Sem comentários: