sábado, 9 de maio de 2009

Cartão de cidadão

E não é que fui mesmo buscar o cartão de cidadão na minha hora do almoço? Super-mulher em acção!
Lá na loja do cidadão já não estavam a distribuir senhas, porque aos sábados eles encerram às 15H00. Até compreendo que deixam de distribuir as senhas para evitar que os funcionários fiquem até às 19H00 a atender clientes, no entanto, na minha opinião, não deixa de ser um mau serviço público (lá está, eles funcionam assim por ser precisamente um serviço público, não?).
Ora imaginem lá: eu hoje trabalho até às 22H00 e aqui não há senhas para atendimento, e se entrar um cliente na loja às 21H45, não posso expulsar o cliente da loja só porque sei que apriori, em média, o atendimento de um cliente para efectivar a compra demora cerca de 30 minutos (no mínimo). Havia de ser bonito deixar de atender os clientes, porque estava na minha hora de saída!
Depois há o reverso da medalha que é a falta de bom senso de alguns clientes. Quero dizer com isto na seguinte situação muito especifica que me acontece, infelizmente, com alguma regularidade: há pessoas que passam o dia todo a passear pelos centros comerciais a verem as lojas todas (e sem comprarem nada) e, quando faltam 10 minutos para a loja fechar, decidem “melgar-nos”. É desesperante, porque passamos o dia todo, às vezes sem fazer nada, e depois, já super cansados, acabamos por sair mais tarde!

No meio de tudo ainda tive sorte (sim, porque tudo o que seja tratar de documentos é o pincel de sempre), e ainda consegui ser atendida sem senha. E o cartão do cidadão já cá canta !
Outra coisa que não percebo no cartão do cidadão quando vamos tirar a fotografia, é o facto de não podermos sorrir, termos de tirar os óculos de ver e termos aquela cara de enterro que vou ter de gramar até 2014 (que é quando finda a validade do cartão). Porque é que não ficamos simplesmente bonitas nessas fotos? Escusado será dizer que odiei a minha foto do recente BI. Pareço que acabei de sair da prisão! O problema é que cada vez que terei de apresentar o cartão vão-me perguntar “ahhh, mas é a senhora*? Nem parece a mesma!”. Na volta ainda vão ter de me pedir a validação da identificação através da impressão digital, porque a fotografia está simplesmente irreconhecível, e o cúmulo é que supostamente a fotografia deveria ser uma forma de nos identificar e não de baralhar…

*Falando no termo senhora, surgiu-me outro pensamento – ODEIO que me chamem de senhora. Faz-me parecer mais velha do que realmente sou. Podem continuar a tratar por “menina” ou por JU ou até já estou a considerar a hipótese de me continuarem a chamar “joaninha” como sempre me trataram, embora contra o meu agrado. Aliás, já começo a gostar do diminutivo “joaninha”, só para poder parecer mais novinha e pequenina – tudo serve para afastar os 30 anos do meu alcance (é um número assombroso, não é?). O que vale é que ainda faço figuras de 18 anos e por isso ainda consigo fazer-me passar por adolescente.

Beijos a todos
JD

2 comentários:

Fátima Santos disse...

olá outra vez, parece que não faço mais nada hj a n ser ler blogs, mas como fui ver o meu, reparei que tinhas mais uma entrada, espero não te melgar! ainda não tive 'pachorra' de tratar do cartão de cidadão...precisamente para evitar todas essas burocracias :/ hmmm

JD disse...

Não "melgas" nada! Gosto de saber que ainda há alguém que se dá ao trabalho de ler as parvoices que aqui escrevo ;)!
Beijinhos
JU